Love List

domingo, março 31, 2019

Diário de Gravidez: O Primeiro Trimestre



ESTOU GRÁVIDA! Concluí na semana passada 20 semanas, isso quer dizer, que já vou a meio da minha gravidez! Nem acredito!  E com o início do segundo trimestre, achei que seria uma boa altura para fazer um apanhado do meu primeiro trimestre e falar um pouco da nossa história.

Quando andava a organizar o meu casamento, sabia que não queria esperar muito tempo até engravidar, por isso, comecei de imediato a investigar o que estava ao meu alcance para melhorar as nossas hipóteses de conceber o mais rapidamente possível. A primeira coisa que fiz foi agendar uma consulta pré-concepção com o meu médico de família, no centro de saúde. Tanto eu como o meu marido realizamos análises ao sangue, foi registado o nosso peso e idade. O meu marido estava excelente de saúde, eu é que por outro lado precisava de um upgrade.

Comecei por interromper a toma da pílula. O meu período antes de tomar a pílula sempre foi irregular e com muitas dores, após anos a tomar, ele passou a ser sempre certinho, então estava com algum receio que voltasse a ser irregular e que isso tornasse quase impossível registar o meu período fértil com alguma certeza. Encontrei a minha salvação na aplicação Flo. É uma aplicação super fácil de utilizar e bastante informativa, que regista toda a informação quanto à menstruação. Faz uma estimativa de acordo com a informação que se vai fornecendo sobre a duração do nosso ciclo, quais os nossos dias de ovulação e até tem um modo gravidez.


Decidi de seguida empenhar me a sério na minha dieta e no meu regime de exercício. Sou Vegetariana, então a minha dieta manteve-se quase idêntica, reduzi apenas as quantidade. A grande alteração, foi o meu exercício, comecei a ser mais exigente comigo própria e consegui aos pouco perder peso. Perdi no total 16 kgs, e nunca me senti tão bem! 

Em Novembro de 2018, tinha chegado ao meu peso ideal, as minhas análises estavam excelentes e decidimos começar a tentar engravidar. Tivemos a sorte de conseguir logo à primeira! Gosto de pensar que o nosso novo estilo de vida e a aplicação Flo, ajudaram um pouco. Esperei ansiosamente até o dia em que deveria ter a minha menstruação...acho que nunca me senti tão feliz por não ter o período (uma sensação muito estranha!)...para fazer o meu primeiro teste de gravidez, comprei inicialmente três testes, só para não haver enganos eheh. Fiz um teste por dia, e todos deram positivo. Foi uma mistura de emoções quando vi o resultado, felicidade juntamente com uma onda de ansiedade, medo e pavor...tipo, oh meu deus, estou mesmo grávida, vou mesmo ter um filho, ahh!. Acho que é uma sensação que todos pais de primeira viagem sentem, porque não há nada que nos pode preparar para ter um filho, é um mundo de incertezas, mas é sem dúvida muito emocionante!


A notícia não podia ter vinda em melhor altura, mesmo a tempo do Natal. Mas antes de contar aos nossos familiares queríamos ter a certeza absoluta. A primeira coisa que fiz foi ligar para o meu centro de saúde e marcar uma consulta de saúde materna, o único problema, é que só conseguiam depois do Natal. Não íamos avançar com a notícia sem ter a certeza que estava tudo bem, por isso, decidimos marcar uma consulta num hospital privado com a opção de ecografia. No dia da consulta, tinha eu 6 semanas, e a coisa não correu nada bem. O médico ao realizar a ecografia não detectou um batimento cardíaco e o comprimento do feto não correspondia às minhas 6 semanas, correspondia antes a 7 semanas. Ficamos de rastos ao saber que esta gravidez não era viável. Mas eu lá no fundo sabia que não era verdade, as contas não batiam certas (tinha a certeza das 6 semanas..obrigada Flo!) e eu sentia me super bem, não queria acreditar. Acabei por desabafar com a minha mãe, ela ficou em choque porque não estava a contar com uma notícia destas. Mas foi o melhor que fiz, pois ela convenceu me a pedir uma segunda opinião. Os meus pais ligaram a uma obstetra amiga da família e ela concordou em ver me nesse mesmo dia. Foi então, ao final do dia, ao realizar nova ecografia, ela detectou um batimento cardíaco e registou um comprimento do feto que correspondia as 6 semanas., foi uma tremendo alívio, estava tudo bem! *Caso estejam interessados em saber a história em mais detalhe, avisem nos comentários, que dedico um post exclusivamente à minha experiência. 

Foi maravilhoso partilhar a notícia com as nossas famílias, uma pena ter de estragar a surpresa para os meus pais, mas para a restante família foi algo muito especial. Vai ser o primeiro neto tanto do meu lado como do lado do meu marido, já estão a imaginar a euphoria que foi!



As semanas de 1 a 13 foram bastante relaxadas. Estava cheia de receio que iria ter náuseas e mau estar, porque tipicamente é isso que ouvimos de quase todas as grávidas, mas não foi esse o meu caso. Eu por norma fico mal disposta com tudo, seja andar de carro, comer algo fora do normal ou até uma simples alteração de horário, sinto logo a barriga a dar voltas, e assim que soube que estava grávida estava mentalizada que os típicos enjoes não me iam escapar. Mas para minha surpresa, foi tudo ao contrário, nunca me senti melhor. O único sintoma que realmente tive foi o cansaço, durante a semana ainda arranjava forças para me exercitar, o que me ajudou imenso a acordar. Mas assim que chegava o fim de semana, era dois dias para dormir, e aqueles dias de frio e chuva convidavam a isso. 

Quando realizei as 10 semanas de gestação, a nossa obstetra deu nos duas hipóteses de exames de rastreio pré-natal (exames que detectam anomalias no feto como os 3 tipos de trissomia), um exame invasivo, o amniocentese ou um exame não invasivo, o teste Harmony (um exame ao ADN do bebé). O primeiro é gratuito no nosso sistema de saúde nacional, e o segundo tem um custo significativo, pois é realizado apenas no sector privado. Pelo susto que tivemos no início da gravidez, optamos pela segunda hipótese, o teste Harmony, em primeiro lugar porque é um exame não invasivo (apenas uma simples recolha do sangue da mãe), e segundo porque tem uma taxa de sucesso de 99%, e por fim, com este teste conseguimos saber antecipadamente o sexo do nosso bebé com 100% de certeza.


No final do trimestre, soubemos que íamos ter uma MENINA muito saudável! Estamos muito felizes com a notícia e ansiosos por a conhecer no final do verão!!


Que venha aí o segundo trimestre e os pontapés!

10 comentários :

  1. Muito, muito obrigado, minha querida. De coração!
    É tão, mas tão bom ler isso <3

    Que este seja mais uma etapa maravilhosa na tua vida e que possas partilhar tudo connosco :D

    NEW TIPS POST | BEAUTY NEWS TO TRY NOW!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. também eu :D espero mesmo que sejam bons :D

    NEW FASHION POST | WEEKLY TREND: HOW TO WEAR UTILITY PIECES!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Imagino o quanto foi feliz receber esta notícia como prenda de Natal! Desejo-te tudo de bom e muita saúde para ambos!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  4. Eu também quando desconfiava que estava grávida, fiz 3 testes de gravidez para me certificar que era mesmo verdade :D ainda não tinha visto o teu blog, adorei <3 Vou seguir ! Quero acompanhar essa princesa :)

    ResponderEliminar
  5. lovely pregnancy diary, thanks for sharing.

    https://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Parabeeeens. Que tudo continue a correr bem :)

    ResponderEliminar
  7. Deve ser uma experiência maravilhosa.
    Muitos parabéns.
    Beijinhos
    https://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar