Love List

sexta-feira, março 27, 2015

#A Healthier 2015 featuring A Girl in Mint Green

SDB_AH2015

Estamos a chegar ao fim de Março, o que significa que tenho mais um post da rubrica de #A Healthier 2015. O post de hoje será diferente do costume...achei que seria interessante convidar a querida Catarina Coelho da A Girl in Mint Green, pareceria da rubrica #Session 3, para falar um pouco sobre os seus hábitos saudáveis no trabalho. Não se esquecem de passar pelo blog dela, vão adorar, e se forem...deixem comentário a dizer que vieram daqui!



Fui convidada pelo blog Stephanie’s Daily Beauty, meu fiel companheiro das rubricas Session 3, para escrever na sua rubrica #A Healthier 2015. Muito obrigada Stephanie pelo convite! Fui desafiada a falar sobre hábitos saudáveis no trabalho, pelo que vou partilhar a minha experiência pessoal e o que tento fazer. Desde que comecei a trabalhar, muita coisa mudou na minha rotina. Em primeiro lugar, mudei de casa e o local onde vivo agora tem piores acessos a transportes públicos. Por outro lado, trabalho a cerca de 25 km de casa. Desta forma, optei por fazer as minhas viagens de carro. Claro que tenho mais gastos, mas ganho alguma comodidade, não me desgasto tanto e ganho também algum tempo. Mas obviamente que andar todos os dias de carro trouxe-me também desvantagens: um maior sedentarismo. Não me mexo, basicamente. Quando andava na faculdade, andava sempre de um lado para o outro. De casa a pé até ao metro, do metro a pé até à faculdade, a correr de um departamento para o outro. E parece que não mas já fazemos bastante exercício nessas andanças. Agora é de carro de casa até ao trabalho e depois grande parte do dia, senão todo, sentada na secretária. Mesmo que os meus hábitos alimentares não sejam propriamente maus, tenho uma maior tendência para acumular mais calorias. Assim sendo, optei por tomar algumas medidas. Nada de muito agressivo nem radical, apenas para ter uma vida menos sedentária.

  1. Aproveitar a hora de almoço para caminhar com os colegas: quando não chove, gosto de aproveitar a hora do almoço para dar uma voltinha a pé com os meus colegas. Sabe mesmo bem sair do escritório e arejar um pouco. Voltamos com outro animo! Para além disso, ajuda um pouco a digerir o almoço e queimar algumas calorias. Se conseguirem caminhar meia horinha, já ajuda qualquer coisa.

  2. Marmitas mais leves para o almoço: eu levo sempre marmita e acho que é a melhor maneira de comermos de uma forma saudável no trabalho. E com a chegada da Primavera, o tempo começa a ficar bem agradável para voltarmos em força às saladas! Tento fazer um maior número de refeições com saladas, para que o almoço tenha uma menor quantidade de calorias. No Inverno custa um pouco levar saladas, porque são frias e o tempo não pede isso. Em troca, levo umas sopinhas e por vezes combino com uma sande com fiambre de peru, alface e queijo fresco. Se quiser algo menos substancial, retiro a sande e como apenas a sopa e fruta, ou salada e fruta.

  3. Lanches com menos doces: eu sou daquelas pessoas que prefere um bom lanche a uma refeição principal. Então se tiver bastantes bolachinhas, melhor. Sou um verdadeiro monstro das bolachas! Mas infelizmente não pode ser assim... Desta forma, ando a retirar as bolachas e também no pão, à hora do lanche. Por exemplo, em vez de beber um iogurte líquido e comer umas bolachas, troco as bolachas por uma peça de fruta. Mas se por acaso me apetecer uma bolachinha, opto pelas integrais ou ainda as maria. E tento também reduzir no número de bolachas. Evitar levar o pacote inteiro para a nossa beira, no escritório! Acabamos por comer para além da conta. Eu tiro 3 ou 4 bolachas e deixo o pacote longe da vista. Uma outra coisa que faço é se por acaso o almoço ou o jantar forem pesados, em vez de comer duas coisas ao lanche (por exemplo o iogurte e a fruta), como só uma delas.

  4. Água, água e mais água: a água é algo que não falta em cima da minha secretária, lá no trabalho. Tenho uma garrafa de 1 L e ao final do dia essa garrafa tem de ficar vazia. É uma forma de eu controlar melhor a quantidade que bebo e de não me esquecer de beber água. A água é excelente para ajudar a regular o nosso trânsito intestinal e também ajuda a expulsar as toxinas do nosso corpo, impedindo que estas se acumulem.

  5. Ir ao ginásio depois do trabalho: esta parte é sem dúvida a mais de todas! Sair do trabalho e ir para o ginásio fazer algum exercício. Eu sei que por vezes saímos cansadas e só nos apetece ir para casa e mergulhar no sofá. A mim isso acontece-me, vá, quase todos os dias. Mas acreditem que quando vamos até ao ginásio, descarregamos o nosso stress, o nosso cansaço e chegamos a casa com outra disposição! Além de que é essencial para eliminar todas aquelas calorias que ficaram em excesso e acumuladas durante o nosso dia de trabalho, a maior parte dele muito pouco activo, passado à secretária.

Estas são as minhas dicas e os procedimentos que tento implementar no meu dia a dia para evitar o sedentarismo que o meu trabalho me trouxe! Tentem aproveitar bem o vosso dia e aplicar pequenas mudanças na vossa rotina, de forma a tornarem-na um pouco mais saudável. Na minha sincera opinião, não precisam de fazer dietas loucas, não precisam de data de suplementos de emagrecimento, nada disso! Basta moderarem um pouco naquilo que comem e praticaram bastante exercício fisico. Continuem a acompanhar a rubrica #A healthier 2015 aqui do Stephanie’s Daily Beauty e certamente irão encontrar muitas dicas úteis para tornar o vosso ano muito mais saudável!

3 comentários :

  1. Reblogged this on Far off Places and commented:
    Só para não me sentir excluída vou republicar :P
    Excelentes dicas para manter, tendo os nossos dias preenchidos por trabalho, muitas vezes sedentário! ;)

    ResponderEliminar
  2. A junção de dois bons blogues. Parabéns!

    ResponderEliminar