Love List

domingo, maio 03, 2015

Session 3 - Dicas de Blogging

Session 3 - Dicas de Blogging

Olá minhas queridas leitoras!! Hoje é dia de um novo Session 3!! E o Session 3 deste mês é alguma das nossas dicas sobre blogging. Não se esqueçam de passar pelos blogs Far Off Places e A Girl in Mint Green.



A chegada de um novo mês significa que temos um novo Session 3! Já tinham saudades, aposto! Neste mês de Maio decidimos dar-vos algumas dicas sobre blogging. Por vezes somos contactadas por outras bloggers que nos fazem algumas perguntas sobre a organização dos nossos blogs, em termos visuais, de divulgação, de conteúdos, etc. E, por outro lado, recentemente fomos presenteadas com uma reportagem polémica da SIC sobre “Como ganhar dinheiro com blogs”, na qual se falou sobre bloggers famosas que ganham dinheiro com o seu blog e se referiu que existem bloggers que contratam uma série de pessoas para tratar do seu blog por si. Incluindo escrever, o que achamos escandaloso porque quem tem o blog deve fazer o mínimo que isso exige, que é escrever! Desta forma, consideramos que seria interessante partilhar com vocês a forma como gerimos os nossos blogs e como tentamos com que estes se tornem apelativos para quem os lê. Eles são fruto do nosso trabalho, gosto e dedicação! E achamos que isso é que torna os blogs especiais :)
Assim sendo, vamos falar sobre o seguinte:
- A Girl in Mint Green: Como manter uma imagem apelativa e consistente;
- Far Off Places: Como divulgar devidamente o blog nas redes sociais;
- Stephanie’s Daily Beauty: Aspectos gerais, como que plataformas usar, a importância do agendamento de posts, etc.


Hoje em dia ter um blog está ao alcance de todos! Qualquer um de nos pode ter o nosso cantinho na Internet, mas tornar esse espaço visível pode tornar-se difícil. Aqui estão algumas das minhas dicas sobre blogging.

Plataformas - Quando decidimos criar um blog, temos de pensar em que plataforma o vamos expor. Existe várias por onde escolher, gratuitas ou pagas. As mais conhecidas são a Wordpress e o Blogger, também existe o SapoBlogs e a Tumblr. O importante é saber para que finalidade quer, se quer algo mais personalizável talvez o Blogger é o melhor para si, ou então se quer algo mais simples e básico tem o Wordpress em que existe temas pré-feitos e é super fácil de utilizar. Lembre-se que é sempre melhor optar inicialmente por um blog gratuito e depois caso exista necessidade de fazer um upgrade pode optar por uma alternativa paga.

Contexto - Após saber em que plataforma vai exibir o seu blog, outro aspecto muito importante é o contexto do blog. Qual o tema do seu blog? Moda, Beleza, Poemas, Técnico... Tendo em conta que existe milhares de blogs na Internet, é importante conseguir destacar o teu blog de alguma forma, e isso é feito pelo tema/contexto do teu blog. Mas não se preocupam, não precisam de ser completamente diferentes do que já há, porque sinceramente é impossível! O que se deve ter em conta é que somos honestos e pessoais, não vale a pena copiar ideias ou imitar outros blogs, ninguém gosta disso, o leitor vai notar e provavelmente não voltará ao blog. Pense no leitor e de você como leitor, se eu gostar de ler blog assim é provável que haja mais alguém que se vai relacionar.

Consistência - Ser blogger, ao contrário do que se pode achar é um trabalho a tempo interior, temos de dedicar todo o nosso tempo (semanas, feriados, fim de semanas...) à criação de textos interessantes, e divulgar, divulgar, divulgar! É importante ter em mente que os blogs com muitos seguidores são aqueles que são consistentes com os seus posts. Imagine assim, segues um blog super interessante mas o autor publica um artigo no inicio de um mês e depois volta a publicar daqui a 2 meses, apesar de gostares do blog é impossível seguir, porque não sabes quando ele irá publicar um post. Mas vamos lá ver, não é preciso publicar todos os dias! (a não ser que o blog é o teu trabalho full time), mas duas vezes por semana, nos mesmos dias já é razoável. O importante é a organização, hoje em dia todas as plataformas permitem o agendamento de post, assim podemos organizar, planear e agendar posts, para conseguir um blog organizado e fazer com que os seguidores fiquem interessados e voltem.

Espero terem gostado e se querem mais dicas digam nos comentários!!

Stephanie

2 comentários :

  1. Gostei imenso das dicas. Tocaste em pontos bastante importantes tais como o agendamento de posts que nos ajudam tanto a manter o blog atualizado e que muitas vezes é esquecido, falo por mim mesma :P É um aspeto que vou tentar melhorar, sem dúvida!

    Beijinhos
    Bruna, http://tohaveanopenheart.blogspot.com ♥

    ResponderEliminar