Love List

sexta-feira, outubro 17, 2014

Os Segredos de um Cabelo Saudável - A Lavagem

Antes de mais, é necessário saber reconhecer que "tipo" de cabelo temos. Quando falo em "tipo" de cabelo, quero dizer, qual o aspecto característico que gostaríamos de melhor (dentro dos possíveis, não vamos exagerar). Por exemplo, o meu cabelo é comprido,ondulado, seco, frisado, tem pontas espigadas, não tem volume..ok ok como podem ver, quando se toca no assunto conseguimos encontrar mil e um defeitos. Então vamos ser realistas, o que quero realmente melhor no meu cabelo? No meu caso será o meu cabelo ser seco, se eu tratar o facto de ele ser seco, posso resolver o problema dele ser frisado, ter pontas espigadas, etc. Ok, percebendo isto, vai nos ajudar a escolher melhor os produtos e tratamentos adequados para nos.

Então aqui está um dos meus segredos de um cabelo saudável:

A Lavagem - Eu desde pequena lavei sempre o meu cabelo da mesma forma, nunca preocupada se seria a forma correcta de lavar o cabelo (pffff é lavar cabelo, não é uma ciência), ou seja, pegava no cabelo todo no topo da minha cabeça, limpava
e cantava sim sim sim (tipo ninho de pássaro). O que me fui apercebendo é que o meu cabelo ficava cada vez mais difícil de pentear, e cheio de nós. Foi então que eu comecei a lavar o cabelo da seguinte forma:

1º começo por o molhar o cabelo completamente! (um passo muito importante)

2º depois coloco um pouco de champô, do tamanho de uma moeda de 20 cêntimos, e limpo a raiz do meu cabelo, só! (o champô não deve chegar ao meio do cabelo), e passo por agua imediatamente ate retirar todo o produto. Este passo serve para remover toda a sujidade acumulada.

3º a seguir volto a lavar com champô, mas agora com um pouco mais de produto, de novo na raiz e até meio e deixo que o produto possa actuar um pouco (30 segundos, ou enquanto lavo a cara), mas nunca lavo com champô as pontas do meu cabelo! a razão é, as pontas do nosso cabelo são muitas frágeis e o champô serve para limpar os óleos acumulados no cabelo, que apenas se encontram na raiz. Qualquer das formas ao passar o cabelo por agua para retirar o produto, ele irá passar pelas pontas e limpar las sem as danificar.

4º por fim coloco um condicionador (ou então uma mascara ou outro tipo de tratamento) do meio para as pontas e deixo actuar no mínimo 1 minuto (o tempo suficiente para lavar o resto do corpo).

Ao utilizar este processo notei que o meu cabelo foi ficando menos danificado, mais brilhante, e mais saudável. Porquê? Se pensarmos bem no que é o cabelo, é algo muito frágil, e quando está molhado ainda mais frágil fica, por isso devíamos cuidar bem dele.

2014-10-17 15.33.30.jpg_effected

4 comentários :

  1. Adorei a dica!! Muito boa :)
    Ter cabelo curto é uma seca, não dá para muita coisa...acho!!
    Algumas ideias para penteados com cabelo curto? :D

    ResponderEliminar
  2. Só agora descobri isto gaja! Boas dicas e estás FANTÁSTICA na foto! :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada!! Ainda bem que gostas! Vai deixando comentários para eu saber o que gostavas de ver ou saber :)

    ResponderEliminar